08/05/2008

Tenho vindo a falar

Ultimamente tenho vindo a falar sobre os leões mas não aprofundei este tema.
Os leões reunem-se em "clãs" onde um ou dois machos dominam. Os machos vivem solitários até formarem um "clã" ou derrubarem o macho dominante de outro "clã" e, quando isto acontece, matam as crias do outro macho para garantir que só sobrevivem crias suas.
Geralmente quem caça, num clã, são as fêmeas e os machos limitam-se a aguardar a sua vez para comer.
Os machos só caçam quando vivem sozinhos e são facilmente identificados pela sua juba.
Apesar de ser ensinado às crianças que o leão é o rei da selva, como já referi no post "Oportunistas" a verdade é que os leões perdem parte das suas presas para as hienas.

8 comentários:

Anabela Magalhães disse...

O teu "post" de dia 9 está sem sítio para colocar comentários!! Não sei como isto aconteceu!!
Por isso aqui te deixo os parabéns por esta postagem emocionante e pela escolha, acertada, do vídeo.
Emprestas-me o "post" de dia 9 para o meu blogue?

Ocix disse...

claro com certeza professora

Ocix disse...

quanto ao post dá para fazer coments só que de vez em quando falha

Ocix disse...

já sei isto é um post moderno só dá para fazer coments quando se vê o vídeo

Anabela Magalhães disse...

Só se for Xico!!

Raul Martins disse...

E também é aqui que deixo o comentário... não entendo que história é essa de post moderno... mas vamos ao que interessa... boa descoberta tu fizeste. Vou levá-la para o meu blog.
Estás a melhorar!
Com amizade

Ocix disse...

Obrigado raul. É isso que eu tento fazer. Melhorar aos poucos e poucos.

Anabela Magalhães disse...

É isso, Xico, nunca se melhora num dia. Aliás leva-se a vida toda.
Beijinhos